Workshop Comunicar Ciência Clara

Workshop Comunicar Ciência Clara| Edifício – CETEMARES | Politécnico de Leiria, Peniche (Portugal), 12, 19, 26 outubro e 2 de novembro 2020

Apresentação do workshop

Sabe explicar de uma forma simples o que é uma molécula? Ou ambiente pelágico? Ou um macroinvertebrado?

Comunicar ciência para fora do meio científico não é uma tarefa fácil: o público tem dificuldade em perceber a linguagem usada “entre pares”, a comunicação científica tem uma grande falta de fio narrativo e de história (storytelling). Tudo isto pode tornar os temas pouco interessantes e demasiado complicados de entender. Assim, facilmente se perde a oportunidade de passar uma mensagem que é importante para todos nós, especialmente numa “era” de desinformação e “fake news”.

Comunicar ciência de forma clara e acessível pode ser o caminho que nos leva a uma ciência para todos.

Objetivos

Este workshop tem como objetivo fornecer técnicas para simplificar a linguagem escrita e a terminologia técnica, sem nunca perder o rigor, tornando o texto científico mais acessível a todos. Ensina também como construir uma história a partir de um tema científico e como utilizar gráficos como ferramenta narrativa.

Destinatários

É dirigido a todos os professores, investigadores e técnicos que tenham necessidade de comunicar para o público em geral.

170 euros

Condições de acesso

Os candidatos deverão candidatar-se até ao dia 02 de outubro de 2020, através do preenchimento do Formulário de Inscrição aqui.

Responsável: Cristina Nobre Soares

Cristina Nobre Soares é consultora em comunicação clara de ciência.

É licenciada em Engenharia Florestal- Gestão de Recurso Naturais. Trabalhou no Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (PNSAC), deu aulas de cartografia e detecção remota no Instituto Politécnico de Tomar, mas acabou por se dedicar à área da comunicação e à linguagem.

Mais tarde, trabalhou em linguagem clara na empresa Português Claro e entre as várias empresas e instituições com que colaborou até ao momento, salientam-se o Instituto Superior de Agronomia, Instituto de Telecomunicações (IST), Instituto Politécnico de Tomar, Montis, CONSULAI e Hidrosoph. Escreve no blogue de comunicação clara de ciência “Estrada para Damasco”.

1. Principaiss dificuldades na comunicação de ciência para o público em geral

2. Para quem é que comunico? 2.1.Identificar o meu público-alvo 2.2 Como direcionar a linguagem e a estrutura da escrita para o nosso público-alvo

3. Técnicas de linguagem clara em comunicação de ciência 3.1 Técnicas de linguagem clara para ciência.

4. “A maldição do conhecimento” – Vocabulário 4.1 Erros comuns. 4.2 Como comunicar termos e jargão técnico para fora da comunidade científica.

5. Como estruturar um artigo de divulgação científica de forma clara e objectiva 5.1 A ideia-chave. 5.2 O fio narrativo.

6. Contar uma história “científica” 6.1 Trazer o leitor para dentro do texto. 6.2 Técnicas narrativas.

7. Data Storytelling – Números e histórias 7.1 Representar gráficos com clareza. 7.2 Que história conta o meu gráfico?- Os gráficos como ferramenta narrativa-

8. Apresentação do trabalho final

Regime de funcionamento

O curso irá decorrer em regime presencial

Total de horas do curso: 15h

Calendarização: 12, 19, 26 de outubro de 02 de novembro de 2020, das 14h – 18:15h.

Número limitado de inscrições.

Edifício CETEMARES, Peniche

+ Informações