Workshop Online Apresentações claras: do slide ao poster

Workshop Online Apresentações claras: do slide ao poster | 18, 20, 25 e 27 de janeiro de 2021
FacebookPost

Apresentação do Workshop

Apresentações intermináveis, chatas, dispersas e a ultrapassarem o tempo estipulado. Slides confusos, sensaborões ou cheios de informação redundante. Posters com informação a mais e, em termos gráficos, iguais aos outros todos.  Parece-lhe familiar?

O Workshop “Do slide ao poster” tem como objectivo ajudá-lo a estruturar apresentações e posters que passem a sua mensagem chave. Ao longo das 10 horas do curso serão abordadas várias técnicas para preparar uma apresentação apelativa, assim como para delinear um poster científico que se destaque entre os outros.

Objetivos:

Este workshop tem como objetivo ajudar os alunos a construírem uma apresentação clara e eficaz para o público através de slides “Power Point”. Transmitir boas práticas para construir um poster científico, igualmente claro. No final deste curso os alunos terão de apresentar um poster ou uma apresentação “ppt”.

Destinatários:

É dirigido a todos os investigadores e docentes que queiram melhorar as suas apresentações para o público em geral.

Valor

• Membros integrados MARE-Politécnico de Leiria, Estudantes de Doutoramento com afiliação MARE-Politécnico de Leiria e Bolseiros MARE-Politécnico de Leiria: 10 €
  • Outros: 75 €

Condições de acesso

Os candidatos deverão candidatar-se até ao dia 10 de janeiro de 2022, através do preenchimento do Formulário de Inscrição:

Responsável: Cristina Nobre Soares

Cristina Nobre Soares é consultora em comunicação clara de ciência.

É licenciada em Engenharia Florestal- Gestão de Recurso Naturais. Trabalhou no Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (PNSAC), deu aulas de cartografia e detecção remota no Instituto Politécnico de Tomar, mas acabou por se dedicar à área da comunicação e à linguagem.

Mais tarde, trabalhou em linguagem clara na empresa Português Claro e entre as várias empresas e instituições com que colaborou até ao momento, salientam-se o Instituto Superior de Agronomia, MARE, Universidade de Évora, Universidade da Madeira, Instituto de Telecomunicações (IST), Instituto Politécnico de Tomar.

Escreve no blogue de comunicação clara de ciência “Estrada para Damasco”.

Programa:

1. Tempo de apresentação/tempo de atenção
  2. O guião de apresentação
    1. Objectivos
    2. Técnicas de narrativa
  3. Design de uma apresentação de slides
  4. Storytelling
  5. Apresentação final

Regime de funcionamento: O workshop irá decorrer em formato ONLINE.

Total de horas do curso: 10h

Calendarização: 18, 20, 25 e 27 de janeiro de 2022, das 14h30 – 17h00.

Número limitado de inscrições.

+ informações através do e-mail mare@ipleiria.pt