VENCEDORES Concurso de Fotografia | CONCURSO CRIAÇÃO E CIÊNCIA | 2023

Concurso de Fotografia sobre o tema “Conservação do Oceano” - Divulgação dos Vencedores
ImagemSiteMARE

O Concurso Criação e Ciência, no âmbito da Comemoração 8.º Aniversário CETEMARES é uma iniciativa do MARE-Politécnico de Leiria.

Com a presente iniciativa pretendeu-se incentivar a comunidade a participar num concurso que articule as dimensões da criatividade com a comunicação de ciência, sobre o tema “Conservação do Oceano”, para o qual se pretendeu mobilizar o meio fotográfico.

Conforme o regulamento do “CONCURSO CRIAÇÃO E CIÊNCIA COMEMORAÇÃO – 8.º ANIVERSÁRIO CETEMARES 14.07.2023” foram atribuídos os seguintes prémios pelos membros do júri:

1º Prémio: “Restos de Pesca”, João Galamba

Descrição: A Arte Xávega (do árabe xábaka, que significa rede) é uma pesca artesanal feita com rede de cerco e o seu equipamento é composto dum longo cabo com flutuadores, tendo na sua metade de comprimento um saco de rede em forma cónica (xalavar). Antigamente a recolha era feita com a ajuda de juntas de bois e força braçal, atualmente por tração mecânica de dois tratores. O xalavar é colocado no mar, longe da costa por uma embarcação, que vai desenrolando a metade do cabo, ficando uma das pontas do mesmo amarrada a um dos dois tratores intervenientes. Os pescadores efetuam o cerco aos cardumes de peixe em alto mar e retornam à praia desenrolando a outra metade do cabo para a sua extremidade ser enrolada ao segundo trator. A xávega termina com a chegada a terra e abertura do xalavar (saco de rede de forma cónica) que contém a pescaria. O peixe que foi ilegalmente pescado (por ser demasiado pequeno ou por pertencer a uma espécie em vias de extinção) é devolvido ao mar, já morto.

2º Prémio: “Beco sem saída”, João Galamba

Descrição: Uma baleia com cerca de 13 metros entrou, desorientada, na Ria de Aveiro e encalhou num banco de areia. Os esforços dos pescadores e das autoridades em mantê-la viva não foram suficientes e acabou por morrer. Desconhece-se a razão que a levou a fazer tal percurso, mas pensa-se que a falta de alimento devido à pesca intensiva e o barulho das embarcações poderão ter contribuído para tal desfecho.

3º Prémio: “Kelp”, Rodrigo Correia

Descrição: Recruta de Laminaria ochroleuca (kelp) crescido em laboratório e posteriormente libertado na zona das Berlengas com o objetivo de reflorestar florestas marinhas de kelp, e alga vermelha invasora Asparagopsis sp.