O Concurso Criação e Ciência, no âmbito da Comemoração 9.º Aniversário CETEMARES é uma iniciativa do MARE-Politécnico de Leiria.
Com a presente iniciativa pretendeu-se incentivar a comunidade a participar num concurso que articule as dimensões da criatividade com a comunicação de ciência, sobre o tema “Biodiversidade Marinha”, para o qual se pretendeu mobilizar o meio fotográfico.
Conforme o regulamento do “CONCURSO CRIAÇÃO E CIÊNCIA COMEMORAÇÃO – 9.º ANIVERSÁRIO CETEMARES 14.07.2024” foram atribuídos os seguintes prémios pelos membros do júri:
1º Prémio: “Pradarias (de) marinhas”, João Pontes
Descrição: As pradarias marinhas da Ria Formosa são casa de variadíssimas criaturas, mas poucas estão tão bem adaptadas como estes peixes. Longas e verdes como as próprias folhas das ervas, as marinhas serviram-se da evolução para se tornarem exemplos ímpares de camuflagem neste ecossistema. Tal como os cavalos marinhos, são os machos os responsáveis pelo desenvolvimento dos embriões, pelo que as fêmeas, por sua vez, se organizam em grupos para se exibirem a estes. Consegui capturar um desses grupos numa maré vazia de grande amplitude no intertidal da Praia de Faro. A foto foi tirada numa maré de noite, permitindo-me fazer um split shot que incorporasse também as luzes da cidade de Faro, o gigante urbano que ameaça estes místicos animais.
Espécies: 𝘚𝘺𝘯𝘨𝘯𝘢𝘵𝘩𝘶𝘴 𝘵𝘺𝘱𝘩𝘭𝘦 e 𝘡𝘰𝘴𝘵𝘦𝘳𝘢 𝘯𝘰𝘭𝘵𝘦𝘪.
2º Prémio: “O alvorecer da biodiversidade marinha”, Francisco Sedano Vera
Descrição: A fotografia é uma dupla exposição na câmara que mostra o pôr-do-sol e um peixe plano deitado na areia olhando para a câmara. O peixe foi capturado com uma lente macro e o pôr-do-sol com uma lente olho de peixe.
3º Prémio: “Em terra de gigantes”, Francisco Alan Martins Alvarez
Descrição: Uma baleia azul desaparece nas profundezas do oceano elevando a sua cauda em despedida, enquanto a serena Ilha do Faial completa um cenário deslumbrante. Fotografia captada dia 2 de maio de 2022 entre as ilhas do Pico e do Faial.